segunda-feira, 1 de março de 2010

As palavras

“Eu sou eu e minhas circunstâncias”. (Ortega y Gasset)
“Eu sou imenso, existem multidões em mim”. (Walt Whitman)
“Não sou nada/ Nunca serei nada/ À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa)
“O mais importante e bonito do mundo é isto: as pessoas não estão sempre iguais, afinam ou desafinam, verdade maior, é o que a vida me ensinou”. (Guimarães Rosa)

Puxei da gaveta essas frases (nem sei se estão literalmente corretas) pra dizer a mim mesma que eu continuo a achar que a vida é imensa e eu menos ainda e que, qualquer dia desses, eu não me encontro mais.

Não estou querendo perturbar Júlia que, por sua vez, anda preocupada com a mãe dela, por achar, ao ler os meus textos, que ando infeliz e deprimida.

O fato de escrever não quer dizer nada ou quer dizer tudo? Eu me represento ou sou representada pelas palavras?

Não sei nada, só sei que a palavra me alivia, me tira um peso dos ombros e, leve, entro no mundo e enfrento Deus e as vigílias.

Aliás, eu escrevo e leio pra sentir; de tudo que já li não tenho qualquer formação acadêmica porque sempre me esquivei de “aprender”, meu objetivo foi sempre sentir as palavras e, com elas, me emocionar porque a emoção me deixa entregue ou me entrega livre ao mundo.

Aliás, esses dias atrás, Júlia me chegou com um belo poema de Mário Quintana, dizendo como a professora o havia “interpretado” e, quando Júlia me pediu pra dizer o quê eu havia entendido, pensei, pensei e percebi que eu não havia “entendido” nada, havia apenas sentido e me emocionado, só...pensando bem, de interpretação já me chega a famosa “hermenêutica jurídica”, que já é peso demais pra essa encarnação.

Então, a palavra pra mim tem o objetivo de retirar a objetividade do meu dia-a-dia e me transportar para um lugar longínquo onde o acesso é, por vezes, tão difícil. Esse lugar é minha alma ou minha liberdade, não sei, sei apenas que tento alcançá-la a cada dia e como é difícil!

Um comentário:

  1. Oi,
    Estava passeando pela net e encontrei o seu blog.Gostei muito dele e voltarei outras vezes.

    ResponderExcluir